Fotografia por Gregory Colbert

Sejam muito bem-vindos ao Animalis Causa!

Este espaço foi criado com o objetivo primordial de ser inserido no último ponto do programa de Filosofia do 10º ano designado “Temas/problemas do mundo contemporâneo – Outros” (não descurando o facto de estar também intrinsecamente ligado ao subtema da responsabilidade ecológica). Queremos, essencialmente, dar a conhecer aos estudantes os conteúdos de uma área emergente, a Filosofia Animal, de uma forma apelativa e clara. Aqui, encontrarão abordagens ao alargamento do círculo moral aos animais não-humanos, às origens animais do comportamento moral e ainda aos animais enquanto sujeitos de cultura.

Esperamos, sinceramente, que o nosso blogue faça os estudantes refletirem sobre um tema que tem ganho cada vez mais adeptos e que, através das nossas publicações, consigam consolidar a sua capacidade de construir e apresentar os seus próprios pensamentos. Afinal, o que quer a Filosofia senão suscitar em cada um a vontade de argumentar sobre os assuntos do dia-a-dia de uma forma verdadeiramente sólida?

terça-feira, 11 de junho de 2013

Sobre o Especismo

2 comentários:

  1. Olá, Car@s Boguistas!

    É sempre complicado ser a primeira a deixar um comentário, muito mais quando se trata de um video tão inspirador e sobre o qual haveria tanto para dizer. Para além de que, por norma, prefiro comentar os comentários dos comentários... :)
    Bem, pouco sei sobre o vegetarianismo e, muito menos, sobre a filosofia animal. No entanto, o vídeo revela a hiper utilização das árvores, aspeto para o qual temos sido alertados de forma mais mediatizada. O que não percebo, é porque é que os materiais reciclados acabam por ter um custo mais elevado ao consumidor final do que os materiais novos?! Será que me conseguem apresentar motivos válidos?!

    Ficarei à espera dos vossos feedbacks. Talvez juntos consigamos construir um mundo mais saudável e digno para todos.

    ResponderEliminar
  2. Olá cara Regina.
    Aqui vai uma dica: a indústria (durante anos a fio) apenas foi tendo em conta materiais novos e sem necessidade de grandes transformações, como por exemplo o caso do papel. Os processos de fabrico do papel virgem fica mais barato que o transformado. Para já é lógico pensar assim. Mas, mediante o aumento da produção de papel reciclado (transformado) o preço de produção baixa (basta pensar na lógica da procura-oferta) porque há uma maior procura e uma maior oferta. Adaptando-se às novas realidades, as fábricas diminuem o custo de produção, e por consequência, diminui o custo. Pensa também na lógica do ouro (dos metais precisos) e das pedras preciosas: o que faz com que sejam caras? Por certo já chegaste lá. É o facto de serem raras. ou seja, pouca oferta para muita procura.
    Por detrás de tudo está uma economia de mercado que não se interessa pelo futuro, mas sim pelo imediato. Embora saibamos que o petróleo está a extinguir-se continuamos a consumir e a procurar poucas alternativas (embora já consigamos encontrar algumas alternativas, mas não são suficientes...).
    Embora não sendo economista, penso que já te deixei algumas pistas para pensares.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar