Fotografia por Gregory Colbert

Sejam muito bem-vindos ao Animalis Causa!

Este espaço foi criado com o objetivo primordial de ser inserido no último ponto do programa de Filosofia do 10º ano designado “Temas/problemas do mundo contemporâneo – Outros” (não descurando o facto de estar também intrinsecamente ligado ao subtema da responsabilidade ecológica). Queremos, essencialmente, dar a conhecer aos estudantes os conteúdos de uma área emergente, a Filosofia Animal, de uma forma apelativa e clara. Aqui, encontrarão abordagens ao alargamento do círculo moral aos animais não-humanos, às origens animais do comportamento moral e ainda aos animais enquanto sujeitos de cultura.

Esperamos, sinceramente, que o nosso blogue faça os estudantes refletirem sobre um tema que tem ganho cada vez mais adeptos e que, através das nossas publicações, consigam consolidar a sua capacidade de construir e apresentar os seus próprios pensamentos. Afinal, o que quer a Filosofia senão suscitar em cada um a vontade de argumentar sobre os assuntos do dia-a-dia de uma forma verdadeiramente sólida?

terça-feira, 7 de maio de 2013

Libertação Animal

Alguma vez paramos para pensar no sofrimento que aquele ser que nos foi colocado "empratado" na mesa teve que passar? Podemos imaginar qual o fundamento das experiências feitas nos animais em prol do desenvolvimento da indústria cosmética, ou alimentar? 
Peter Singer, no seu livro Libertação Animal, decide explorar um dos lados mais cruéis do ser humano. Nele é posta a nu a realidade chocante e perversa das unidades de criação intensiva, que nos leva a ter em consideração aquilo que comemos.
Partindo do pressuposto que todos os animais são iguais, independentemente da sua forma ou linguagem, Singer leva-nos a explorar uma nova realidade - o vegetarianismo. Não obstante, ainda antes de entrar nesse tema decide demonstrar que a senciência (a capacidade de sentir) é o padrão moral/ético a ser respeitado. 
Sem nunca desconsiderar os humanos, este é um livro que deve ser lido por todos para que haja uma maior compreensão da dimensão e dos problemas que este blogue incita a refletir.

Sem comentários:

Enviar um comentário